Turismo em Bombinhas

bombinhas-mariscal

Bombinhas é um pequeno município localizado no estado de Santa Catarina, um dos melhores destinos turísticos do país. Com uma área de apenas 35,913 Km² e 16.311 habitantes (estimativa IBGE, 2013), a cidade é uma península que avança para o Oceano Atlântico. Presenteada por exuberantes belezas naturais, é motivo de orgulho dos moradores e de admiração dos turistas do país e do mundo inteiro. Bombinhas está localizada na Região Turística Costa Verde & Mar, juntamente com outros dez municípios situados no litoral centro-norte de Santa Catarina.

A cidade é um paraíso ecológico, banhado por águas cristalinas e de abundante riqueza natural. Bombinhas é composta por trinta e nove praias com características que variam desde baías com águas calmas, praias com mar agitado, e outras desertas, com acesso apenas por trilhas e costões, satisfazendo assim os mais diversos públicos.

Principais praias

mapa bombinhas

Localizada a 70 Km da capital Florianópolis, também está próxima dos municípios de Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema e Porto Belo. Por ser uma península (a única no sul do Brasil), a cidade possui uma grande diversidade de paisagens e opções de lazer em meio a natureza, como por exemplo caminhadas nas praias, trekking, surfe, mergulho, passeios de barco, de pedalinho, caiaque e bicicleta. Bombinhas também abriga três unidades de conservação que são atrativos para a prática de ecoturismo: o Parque Municipal da Galheta, o Parque Municipal do Morro do Macaco e a Área de Relevante Interesse Ecológico da Costeira de Zimbros , onde podem ser realizadas caminhadas ecológicas guiadas sobre trilhas que foram construídas por antigos moradores na mata.

As principais atividades econômicas de Bombinhas são o turismo, a pesca artesanal e a maricultura (criação de mariscos e ostras), herança dos colonizadores dessa região, que foram povos indígenas, e mais tarde, açorianos.

Praia de Bombinhas - Bombinhas

Atualmente o turismo é a base de sustentação econômica da cidade, sendo que o PIB Turístico é de 19,74%. A atividade turística tem tanto destaque, que, desde 2006 Bombinhas está entre as cinco melhores praias do Brasil, segundo a revista Brasileira Viagem e Turismo e ocupa o 8° lugar no ranking de destinos turísticos brasileiros mais visitados por estrangeiros com motivação de lazer, segundo Estudo de Demanda Turística Internacional (2006-2012) do Ministério do Turismo. Reconhecida no âmbito nacional e internacional, a cidade disponibiliza uma ampla e variada estrutura de hospedagem e gastronomia, atendendo os mais variados perfis de públicos.

Na alta temporada de verão, ocorre a maior movimentação na economia da cidade, mas é na baixa temporada que a cidade fica mais aconchegante e tranquila, onde a cultura local é um atrativo a parte. Este período é ideal para conhecer os roteiros culturais e educativos que a cidade oferece, que agregam a pesca artesanal, ecoturismo, artes, oficinas líticas, visitação de museus, engenhos de farinha entre outros.

A origem de seu nome deve-se ao fato de o barulho das ondas batendo na areia lembrar o estampido de uma bombinha.

Durante a década de 60 algumas pessoas começaram a encantar-se com as belezas naturais do Município de Bombinhas. O primeiro turista foi Leopoldo Zarling, que para cá vinha em busca de de paz para a realização de pescaria. Mais tarde, em 1966, ele construiu a primeira casa de veraneio (Praia da Sepultura), sendo seguido pelos Padres Salesianos, que em 1967 construíram a Casa de Retiros (Praia do Ingleses). O primeiro loteamento foi feito por Leopoldo Zarling, na localidade então denominada Praia Grande, hoje Praia de Bombas.

 

Pontos Turísticos

Bombinhas é a Capital do Mergulho Ecológico e um dos mais belos refúgios de SC. Com 75% do seu território em área de preservação permanente, Bombinhas é considerada um paraíso ecológico do atlântico sul. O município faz parte da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, um importante centro de estudos científicos da fauna e flora marinha, criadora de várias espécies de aves migratórias, e uma das melhores áreas de mergulho do país. Com águas claras e transparentes é o local preferido dos mergulhadores amadores e profissionais. Para os amantes do mergulho, Bombinhas oferece diversas operadoras e escolas de mergulho com certificado internacional.

sepultura-0007-940x600

 

O Mirante ECO 360

Mirante-Eco-360º-A-Esquerda-Praia-De-Zimbros-A-Direita-Canto-Grande-E-Mariscal-Bombinhas4479

O Mirante ECO 360 está localizado no acesso à praia da Tainha e proporciona aos visitantes uma vista de 360 graus onde é possível ter uma visão privilegiada da península, avistando-se claramente a enseada de Zimbros, a praia de Mariscal e o morro do Macaco, além do norte da Ilha de Santa Catarina (Florianópolis).

Na base do mirante, os visitantes poderão conhecer um pequeno museu da fauna local e poderá se preparar para a subida ao mirante onde usará uma trilha preparada e mantida pela entidade que administra o local. Para acessar o mirante há uma taxa simbólica que é cobrada para a manutenção do local. É garantido que a experiência vale cada centavo e muito mais.

Antes feito pela beira da praia da Conceição, no final de 2012, o acesso à estrada  está sendo melhorado e já é transitável mesmo em dias de chuva.

Parque Municipal da Galheta
Foi criado pela Lei Municipal n° 097/94, abrangendo uma importante área remanescente da Floresta Atlântica, localizado no limite territorial entre os municípios de Porto Belo e Bombinhas, reunindo uma diversidade bilógica que representa um patrimônio natural da humanidade e representa um forte atrativo para o desenvolvimento do turismo ecológico, através de caminhadas em trilhas no meio da floresta de encosta atlântica.

Parque Municipal do Morro do macaco
Esta Unidade de Conservação foi criada através da Lei Municipal n° 113/94, abrangendo uma área de influência costeira de canto Grande até a Ilha do macuco, servindo de referencial atrativo para a prática de eco turismo, esportes radicais e vôos livres.

Área de Relevante interesse ecológico da costeira de Zimbros Localizada na área de domínio da Mata Atlântica, sendo um dos relictos mais importantes do litoral catarinense onde ainda são encontradas espécies da fauna e da flora ameaçadas de extinção. Foi criada através do Decreto Municipal n° 418/2001 com a finalidade de proteger um patrimônio natural que guarda sete praias consideradas selvagens, mas que reúnem em conjunto, uma biodiversidade terrestre e marítima de elevada potencialidade turística ecológica.

Reserva Biológica Marinha do Arvoredo
Criada pelo Governo através do Decreto n° 99.142/90, com uma área de 17.800 hectares, recebendo a influência direta de duas correntes oceânicas: Corrente do Brasil e das Malvinas, que contribuem para o desenvolvimento e manutenção de uma biodiversidade de elevada importância ecológica e sócio-econômica. Nesta categoria de Unidade de Conservação (Reserva Biológica) as atividades desenvolvidas são de educação ambiental e pesquisa cientifica.

© 2019: POUSADA LINDOMAR | Travel Theme by: D5 Creation | Powered by: WordPress